Azores Open 12&Under 2022
Inicia-se esta segunda feira a 23ª edição do Azores Open 12&Under, torneio internacional de ténis organizado pelo Clube de Ténis de São Miguel, que se irá disputar entre os dias 7 e 13 de março.
A edição deste ano volta a contar com seis quadros competitivos (singulares masculinos, singulares femininos, pares masculinos, pares femininos, consolação singulares masculinos e consolação singulares femininos), compostos por 30 atletas masculinos e 27 femininos, o que representa um aumento em mais de 50%, relativamente aos 36 inscritos da edição do ano passado.
O Azores Open 12&Under que no ano passado foi conquistado por atletas britânicos em todas as suas categorias, contará em 2022 com a representação de 15 nacionalidades: Portugal, Alemanha, Grã-Bretanha, Roménia, França, Espanha, Estónia, Lituânia, Hungria, Itália, Coreia do Sul, Suécia, Finlândia, Eslováquia e “Bandeira Neutra”. Destacam-se as participações de 7 atletas regionais: Rodrigo Ferreira e Joaquim Medeiros da ilha de São Miguel; Gonçalo Bettencourt, Tomás Dart, Diogo Neves e Alice Dart Vieira do Faial; e Carlota Cardoso da Terceira. Releva-se ainda a segunda participação de 3 atletas nacionais (Francisco Sardinha, Manuel Gonçalves e Lourenço Correia) e da sueca Grace Bernstein, que foi semifinalista na edição de outubro de 2021.
A direção do Clube de Ténis de São Miguel antecipa este torneio com excelentes expectativas pelo retorno à normalidade no que diz respeito ao número de inscritos, já que as últimas duas edições foram impactadas pelo contexto pandémico, e pelo feedback positivo que têm recebido ao longo dos anos, não só sobre a organização da prova, mas também relativo às atividades planeadas que permitem aos participantes conhecer a região.
Simão Medeiros, diretor do torneio, destaca o papel de todo o staff que ano após ano assegura o bom funcionamento da prova, num processo que envolve um enorme trabalho em equipa e um esforço extra de todos os elementos no aproximar e ao longo das datas do torneio. Simão Medeiros realça ainda que “sem os patrocinadores não é possível realizar o Azores Open 12&Under”, já que são essas entidades que potenciam a logística em torno do torneio, que se destaca, entre outros aspetos, pela existência de um hotel oficial, a oferta de passeios turísticos e uma nova aposta numa equipa de comunicação responsável pela cobertura do torneio.
Os jogos no campo central terão transmissão em direto através da página de facebook do Clube de Ténis de São Miguel.